
Foco
Com respostas rápidas aos concorrentes e ao consumidor, concretizar a 99Pop como a opção de melhor custo-benefício entre os aplicativos de transporte do Rio Grande do Sul, especialmente da região metropolitana. Criar identificação com o público e promover cada vez mais ações condizentes com os valores da marca.
Estratégia
Fazer a marca presente em diferentes mídias e praças, participando do cotidiano dos usuários e se engajando em causas contemporâneas e de responsabilidade social.
Com foco em investimento em mídia urbana, foram veiculadas diversas peças reforçando os conceitos da campanha Recalcula, e a 99 se tornou presença característica no cenário de Porto Alegre e outros centros urbanos do estado, locais onde o pedestre por vezes tem necessidade de usar o App.
Das veiculações em OOH surgiu uma nova chance de comportamento sustentável: reutilizar as lonas dos outdoors para fazer mochilas, lancheiras, estojos, bolsas e carteiras da marca. A estratégia evolui em um sentido de reaproveitar praticamente todo e qualquer material em lona produzido para divulgar as campanhas da marca
Resultado
Notoriedade junto ao consumidor, aumentando imensamente o recall de marca e o número de chamadas e de download, posicionando claramente o 99 com um dos dois grandes players do segmento no Rio Grande do Sul.
Para as mochilas e demais produtos resultantes da reciclagem, foram utilizados cerca de 60 fronts e 60 lonas de bancas de revista, resultando em aproximadamente 2000 itens em um semestre. O material foi aproveitado quase em sua totalidade, havendo descarte de menos de 20% das sobras das lonas e necessidade de apenas 20% de materiais novos, e centenas de mochilas serão doadas para a volta às aulas de crianças necessitadas.
A campanha ganhou mídia espontânea em veículos tradicionais, recebeu a prata no Prêmio Lusófonos de Criatividade, ficou entre os 3 melhores cases de Sustentabilidade do Top de Marketing da ADVB-RS e está segue sendo realizada, tendo sido inclusive ampliada para mais estados do Brasil. O Outdoor de retalhos também recebeu o troféu de bronze no FePi (Festival Internacional de la Publicidad Independente) e a prata no Prêmio Colunistas Sul (que somada aos demais cases premiados da Abajur, fez da 99 vencedora do grande prêmio de Anunciante do Ano). O case foi apresentado no México para outros representantes da outros países da Didi, grupo internacional que adquiriu a 99 e estuda a aplicação de práticas semelhantes ao redor do globo.