
Foco
Consolidar a 99Pop na cidade de Porto Alegre e reforçar o app como o mais barato aplicativo de transporte urbano no mercado, estabelecendo seu funcionamento em toda a capital e região metropolitana de acordo com a postura moderna e descontraída da marca.
Estratégia
Misturar informação e atributos do aplicativo com diversão e tradição. Assim surgiu a ideia de uma gamification: o Recalcula, um jogo de tabuleiro da 99Pop, em que o objetivo é economizar Pila – a moeda oficial da 99 – e visitar os principais locais de Porto Alegre e Região!
Seguindo o princípio da campanha Recalcula, que incentiva o usuário a economizar mais e chegar mais rápido indo de 99, o jogo traz ao jogador diversas referências da cidade, do trânsito e do aplicativo e concretiza a imagem da 99Pop como o app com melhor custo- benefício.
Para o lançamento, influencers do Instagram testaram o Recalcula na vida real! Divididos em quatro equipes, os jogadores participaram de uma corrida pelas ruas de Porto Alegre.
Resultado
Amplamente divulgada nas redes sociais, a campanha contou com mais de 100 mil acessos em menos de uma semana em seu hotsite e distribuiu os jogos para quem acumulou seis corridas no período determinado.
Todos os clientes e motoristas parceiros que contabilizaram as corridas puderam comparecer ao principal shopping da cidade na semana antecedente ao Natal e retirar seu exemplar!
De forma complementar à campanha, alguns jogos também foram doados a instituições que trabalham com crianças carentes.
Por seu design, o jogo foi internacionalmente premiado em Portugal (bronze no Prêmio Lusos) e na Argentina (prata no FePi). A peça também foi a única premiada entre todas as concorrentes das categorias de design no Prêmio Colunistas Sul. O bronze recebido, somado aos demais cases premiados da Abajur, fez da 99 vencedora do grande prêmio de Anunciante do Ano.